Com meio país de férias e a outra metade a suspirar por elas, e embora saibamos que os gostos são muito variáveis, é inegável a atracção pela praia nos dias de Verão. E não é só pela toalha estendida na areia ou pelo corpo de molho na água: quantas vezes aquela cervejinha na esplanada com vista para o mar não faz mais por nós do que um mergulho no sol e no sal? Porque as férias também são isto, um bar onde podemos entrar de pé descalço e beber um copo sem pressas enquanto ouvimos o riso das crianças dos outros. É por isso que esta semana mergulhamos nos bares de praia: vamos de Moledo, no Minho, à ilha do Farol, no Algarve, passando por Aver-o-Mar, Vagueira, Carvalhal, Almograve e Ferragudo. Siga!

Claro que há quem prefira a tranquilidade do campo – e para esses leitores temos uma proposta irrecusável. O Luís Octávio Costa foi à Montaria, na serra d’Arga, no Minho, e descobriu uma broa de milho que é de Espantar. E também moinhos de água, levadas e um glamping com rio privativo. Lê-se tudo aqui.

 
           
          Conteúdo patrocinado          
          6 coisas para fazer antes do fim do Verão

Durante a estação mais quente do ano, os programas e actividades com amigos e família multiplicam-se e são mais apetecíveis. De churrascos em família aos piqueniques sobre a relva fresca, sem esquecer os irresistíveis mergulhos, eis os programas que tem de fazer antes que o Verão acabe.

         
           
 

O Edgardo Pacheco, por sua vez, foi a Setúbal provar o Ryori e chegou à conclusão que é um saboroso pingue-pongue entre Portugal e o Japão. É um espaço onde peixes, mariscos e vegetais são tratados com técnicas portuguesas e japonesas. E bem tratados, pelas mãos do chef Renato Velez. Ora prove

No mundo automóvel, a Carla B. Ribeiro deixa as suas impressões sobre o BMW i4 eDrive40, um eléctrico sem ansiedades, e explica ao que vem a segunda geração do Kia Niro.

Deixo para o fim a sugestão de três crónicas: a do Pedro Garcias, sobre o preço a que são pagas as uvas aos produtores no Douro; a do Humberto Lopes, que recorda uma passagem por Alexandria, no Egipto; e a da leitora Fernanda Gamito, que evoca os dias que passou na ilha da Culatra, no Algarve.

E é tudo por hoje. Volto no próximo sábado com mais sugestões para os seus tempos de lazer. Até lá, bom fim-de-semana e boas fugas – e boas férias, se for o caso.

Também vale a pena ler

Sétimo, um bar de praia que também é uma peça arquitectónica de Ílhavo

Está aí a Viagem Medieval da Feira: 80 espectáculos diários, guarda-roupa para o ano inteiro

Primeira piscina com água do mar aquecida em Portugal abre em Gaia

Pelo rio Cabrão: um trilho de levadas, cascata e "paisagens magníficas"

Beber vinhos de Vital faz bem ao gosto e à biodiversidade

Comentar