“Parem de tentar ser o Tiktok”: petição pede o regresso das fotos no Instagram

Apoiada pelas influencers Kim Kardashian e Kylie Jenner, a petição quer chamar atenção para as preferências dos utilizadores. Apesar das críticas, o director executivo do Instagram defende a nova actualização.

Foto
Petição apela ao regresso da versão antiga do Instagram DR

As últimas mudanças do Instagram não têm agradado nem a gregos nem a troianos. Prova disso é a petição Make Instagram Instagram Again (Torne o Instagram Instagram novamente), incitada pela fotógrafa e influenciadora Tatiana “Tati” Bruening, que pede o regresso da antiga versão da aplicação.

“Acho que está na hora de darmos ao Instagram algumas críticas construtivas e algum feedback como utilizadores”, afirma Tati. “O objectivo desta petição é chamar a atenção para o que os consumidores querem do Instagram e iniciar uma conversa sobre a saúde da nossa querida aplicação.”

Entre as principais críticas apontadas estão o fim do feed por ordem cronológica e a crítica ao algoritmo da plataforma que desfavorece os conteúdos publicados pelos amigos em benefício dos anúncios publicitários e conteúdos sugeridos.

“A beleza do Instagram é que ele era instantâneo. Nos primórdios da aplicação, todos estávamos a viver o momento, a ver os nossos melhores momentos em tempo real”, lê-se na petição. “Vamos voltar às nossas raízes com o Instagram e lembrar que a intenção por trás do Insta era compartilhar fotos.”

A fotógrafa pede ainda que o Instagram “pare de tentar ser o Tiktok”, afirmando que os vídeos curtos publicados na plataforma são “TikToks reciclados ou conteúdos que toda a gente já viu”. Isto porque o sucesso da rede chinesa levou a várias actualizações no Instagram, sendo as publicações recomendadas e a promoção dos reels no feed principal algumas delas.

“Não me interpretem mal, eu adoro os reels, mas seria bom que permanecessem na sua secção. Já há muita coisa a acontecer na timeline”, afirma Tatiana num vídeo publicado na rede social.

Por fim, a criadora de conteúdo faz um apelo para que o Instagram “ouça os criadores”. “Parece-me errado que a mudança do algoritmo afecte os criadores que conseguem o seu sustento através da app e que contribuem para a comunidade. O novo algoritmo força-os a mudar toda a sua direcção de conteúdo e estilo de vida para servi-lo”, reitera.

Apoiada pelas influenciadoras Kim Kardashian e Kylie Jenner, a petição já foi assinada por mais de 195 mil pessoas. No Instagram, a publicação de Tati tem mais de dois milhões de likes e reúne diversos cometários de utilizadores insatisfeitos com a plataforma.

“Tudo o que vejo agora no meu feed são pessoas e influenciadores que não sigo, anúncios constantemente. Quase não vejo coisas pessoais e pessoas que conheço, elas simplesmente não aparecem, ficam perdidas em meio a tudo. Eu odeio o novo formato, é horrível”, escreveu Alex Wilson.

“Quando publicas uma foto no teu feed, o Instagram não mostra a ninguém. Há muito tempo que o Instagram não integra ninguém. Os criadores estão a ir para outra rede social porque lá a app mostra o que é publicado. O Instagram está a enterrar a sua própria aplicação”, comentou Higor Corrêa.

Em resposta aos protestos, o director executivo da plataforma, Adam Mosseri, publicou um vídeo a explicar que as alterações feitas na plataforma reflectem os novos comportamentos dos utilizadores. Ao “observares o que as pessoas gostam, consomem e visualizam no Instagram”, percebe-se que o gosto das pessoas “está cada vez mais a mudar”, declara o empresário. “Acredito que os vídeos vão ocupar cada vez mais espaço no Instagram”, acrescenta.

Adam assegura que ao mesmo tempo em que “várias coisas vão permanecer as mesmas”, como o compromisso da empresa com os criadores de conteúdo e as publicações em formato de foto, o Instagram vai “ter que evoluir, porque o mundo está a mudar rapidamente”.

Apesar dos esclarecimentos de Adam, alguns criadores não concordaram com o posicionamento da empresa. “Agradecemos a comunicação, mas parece que não está a ouvir as pessoas que usam e adoram a aplicação. Evoluir é diferente de copiar outra plataforma existente. Nós amamos o Instagram pelo que costumava ser e não pelo que se está a tornar”, afirmou a modelo Cindy Mello.

“A razão de haver tanto crescimento dos vídeos é porque estamos a ser forçados a postá-los. O desempenho das nossas fotos caiu mais de 90%, então os criadores estão a mudar para o vídeo não porque querem, mas porque é a única hipótese de crescer”, comentou o criador de conteúdo e maquilhador James Charles. “Estamos chateados porque nos importamos com esta aplicação, mas estou genuinamente preocupado que, se algo não mudar, não haverá mais nada.”

Texto editado por Amanda Ribeiro

Sugerir correcção
Ler 1 comentários