Nasceu uma cria de golfinho no rio Tejo – e o momento foi captado em vídeo

O momento aconteceu na quarta-feira e durou cerca de dez minutos. Os tripulantes avistaram a fêmea isolada do grupo e filmaram o momento. No final, mãe e filho mergulharam novamente no rio.

Foto
Observatório de golfinhos no rio Tejo Nicolau Botequilha

O relógio marcava 10h37 de quarta-feira quando uma das embarcações de passeios náuticos da SeaEO Tours desligou o motor do barco para assistir a um momento que não acontece todos os dias: o nascimento de uma cria de golfinho.

O momento aconteceu no rio Tejo, entre as margens de Algés, em Lisboa e da Trafaria, no concelho de Almada e foi captado em vídeo por um grupo de turistas que estavam no local.

Os tripulantes avistaram um grupo de cerca de oito golfinhos, incluindo duas fêmeas com duas crias com pouco mais de três semanas. Afastado do grupo estava outro destes mamíferos rodeado por uma mancha de cor vermelha.

No início o grupo pensou que poderia estar ferido, mas depressa foi possível perceber que uma fêmea estava a dar à luz. “Estava um golfinho isolado. Ficámos a olhar, estávamos a achar estranho e, de repente, vimos uma mancha de sangue e pensámos que estivesse ferido. Passado poucos segundos, vimos uma cria a aparecer – e os momentos a seguir foram mágicos”, revelou à rádio TSF o velejador Bernardo Queiroz.

O nascimento durou cerca de dez minutos e terminou com a mãe a mergulhar no rio acompanhada pelo recém-nascido.

Esta não é a primeira vez que um golfinho nasce no rio Tejo. Na verdade, o número de fêmeas grávidas e nascimento das crias tem vindo a aumentar desde o início da pandemia, o que significa que o rio poderá ser uma zona de refúgio para estes animais.

Neste momento, está a decorrer uma investigação no Observatório de Golfinhos no Tejo (OGT) para estudar a presença destes animais no maior rio português.

Sugerir correcção
Comentar