Aposta temporária no carvão não reduz ambições climáticas

Alemanha, Áustria, França e Países Baixos apostam temporariamente no carvão para poupar gás. Ambientalistas dizem que Portugal precisa do gás porque já “saiu (e bem) do carvão” e não pode ser penalizado por ter sido “bom aluno”.

Foto
Instalações do gasoduto Nord Stream 2 em Lubmin, em território alemão HANNIBAL HANSCHKE/Reuters

O facto de a Alemanha, a Áustria, a França e os Países Baixos apostarem novamente no carvão, aumentando temporariamente a produção deste recurso para poupar gás, não esvazia as ambições europeias no que toca à crise climática. A Polónia, por sua vez, vai atribuir subsídios aos cidadãos que recorram ao carvão para aquecimento doméstico. “Tudo aponta para uma situação transitória e excepcional, mas todos os objectivos se mantêm. Temos aqui um recuo, é verdade, mas isso só mostra o quanto temos de acelerar a transição para energias limpas”, afirma ao PÚBLICO Francisco Ferreira, presidente da associação ambientalista Zero e professor da Universidade Nova de Lisboa.

Um relatório recente elaborado por Sarah Brown, especialista em energia e clima do think tank Ember, apresenta dados e argumentos que corroboram a posição da Zero: a decisão de vários países europeus de reactivar centrais para poupar gás, nos próximos seis a 18 meses, não vai deitar por terra os planos de Bruxelas de eliminar o carvão até 2030. Pelo contrário: Sarah Brown acredita que a actual crise do gás expõe erros do passado e, assim, permite aprendizagens para que não voltemos a dar passos em falso.

A análise da Ember refere que, do ponto de vista climático, as emissões líquidas adicionais de CO2 em 2023 seriam de aproximadamente 30 milhões de toneladas, representando 4% das emissões do sector eléctrico da União Europeia (UE) em 2021 e 1,3% do total das emissões de CO2 da UE em 2021. E conclui que, embora seja preferível evitar qualquer aumento nas emissões, o aumento temporário previsto não prejudicará as metas climáticas de longo prazo da UE.

“Políticas energéticas anteriores que deram prioridade à dependência de combustíveis fósseis, em vez de incentivar a implantação mais rápida de energia renovável barata, limpa e caseira, são fundamentais para compreender a crise em que a Europa se encontra agora”, afirmou Sarah Brown ao PÚBLICO. Na opinião desta analista sénior, “a Europa deve agir com sentido de urgência para garantir que, em vez de substituir uma dependência de combustível fóssil por outra, acelere a transição para energias limpas”.

A chave para evitar um revés mais significativo do compromisso climático está na adopção de energias renováveis ​​a um ritmo rápido em toda a União Europeia – “e muito mais rapidamente do que as taxas de instalação até agora”, alerta Sarah Brown. Isso significaria que, com o passar dos meses, seria necessário gerar cada vez menos energia com combustíveis fósseis, reduzindo assim gradualmente a necessidade de carvão e gás.

“Qualquer aumento da queima de combustíveis fósseis é um revés, mas isso será mitigado pela realização das actuais ambições e metas de energias renováveis ​​​​aumentadas. O plano RePowerEU já prevê a geração de energia a carvão a subir e a de gás a cair até 2030 sem comprometer as metas climáticas”, explica a autora do relatório da Ember, referindo-se ao plano da Comissão Europeia para garantir energia sustentável, segura e acessível.

No que toca ao panorama português, onde a dependência do gás é menor, Francisco Ferreira defende que o país não pode ser penalizado por ter feito o trabalho de casa em matéria energética. Portugal deixou de usar carvão na produção de electricidade em Novembro de 2021 e, simultaneamente, está a fazer uma aposta nas energias renováveis (eólica e solar). “Não somos alunos excelentes, mas fomos bons alunos – nós saímos (e bem) do carvão e agora não devemos recuar. Até porque não temos a mesma flexibilidade dos outros países, uma vez que as centrais portuguesas que estão a funcionar são a gás”, explica o ambientalista.

Francisco Ferreira explica que, neste ponto, o Governo fez bem em não voltar atrás no carvão e de fincar o pé no que toca ao abastecimento de gás necessário para atravessar o próximo Inverno. “Nós agora precisamos mesmo do gás, pelo menos enquanto não tivermos mais resiliência do ponto de vista energético”, diz o presidente da Zero. Contudo, a associação entende que este recurso natural não deve ter origem russa. A Zero afirma ter insistido junto do gabinete do primeiro-ministro e do ministro do Ambiente para ter garantias de que “não é descarregado nem utilizado em Portugal gás russo”, mas até agora não obteve resposta.

Sarah Brown argumenta que, se por um lado a guerra e a crise energética estão a forçar a UE a tomar algumas decisões “incrivelmente difíceis”, por outro sai reforçada desta situação “dramática” uma certeza: “A única solução é uma transição acelerada para energia limpa e local [ou seja, que não é importada].” A posição da Zero é coincidente.

“Os outros países devem aprender com o erro da UE de depender excessivamente de combustíveis fósseis, que são extremamente caros e em que não podemos confiar. A UE está a enviar um sinal de que está mais empenhada do que nunca através do aumento das metas para as energias renováveis ​​e os Estados-membros estão a manter a eliminação progressiva do carvão em 2030”, garante a especialista da Ember.

Sugerir correcção
Comentar