A “luta quixotesca” de Macau contra a covid-19

Três portugueses contam como é viver sob as políticas de “covid zero” no último país que as aplica: códigos QR para aceder a espaços públicos, desinfecções gerais se há um caso de covid num condomínio, não poder sair para passear o cão.

Foto
Ronda de testagem em Macau - a região está a levar a cabo várias rondas de testes a toda a população Reuters

Testes rápidos todos os dias, rondas de testes PCR para toda a população, não poder sair excepto para compras de supermercado, ser sujeito a isolamento se for um “contacto secundário” ou ao regressar do estrangeiro ficar em quarentena num quarto de hotel, máximo duas pessoas, com janelas que não abrem: três portugueses contam como são as regras da covid em Macau, onde há um surto há cerca de um mês. A gestão está a ser feita com base na política chinesa de “covid zero” – apesar de a região ter uma boa percentagem de pessoas vacinadas, e da Ómicron ser uma variante muito facilmente transmissível, a China continua a seguir esta política: é, de momento, o único país do mundo a fazê-lo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar