Costa alerta para fim-de-semana de “alto risco”. Temperaturas podem chegar aos 42 graus

O IPMA colocou este sábado 16 distritos em aviso laranja devido ao calor, com a temperatura mais elevada prevista para Santarém, com 42 graus Celsius.

Foto
Incêndio na Guarda LUSA/MIGUEL PEREIRA DA SILVA

O primeiro-ministro, António Costa, alertou este sábado que o fim-de-semana que agora começa é de “alto risco” para os incêndios, apelando aos portugueses para não fazerem fogo ou usarem máquinas.

“Este é um fim-de-semana de alto risco. NÃO FAÇA FOGO E NÃO USE MÁQUINAS! Prevenir o fogo é a melhor ajuda que podemos dar aos bombeiros. Portugal chama por todos!”, escreveu António Costa na sua conta na rede social Twitter.

As temperaturas elevadas, que este sábado podem chegar aos 42º graus Celsius em Santarém, aumentam o risco de incêndio.

Às 8h30, segundo o portal da Protecção Civil, havia 169 incêndios em curso em Portugal Continental, dos quais dois em resolução e 25 em conclusão. O combate aos fogos envolvia a essa hora 2419 bombeiros, 788 viaturas e um avião.

O distrito de Santarém era o mais afectado, com 13 fogos combatidos por 803 operacionais e 257 viaturas.

Portugal com avisos laranja devido a temperaturas elevadas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado 16 distritos em aviso laranja devido ao calor, com a temperatura mais elevada prevista para Santarém, com 42 graus Celsius.

Viana do Castelo, com temperatura máxima de 32ºC, e Faro, com 35ºC, são as excepções num mapa alaranjado, com o IPMA a prever temperaturas de 41ºC no distrito de Évora e de 40ºC nos de Braga, Lisboa e Beja.

Nos restantes, as máximas vão oscilar entre 33ºC e 39ºC.

O tempo quente também levou o IPMA a colocar as Regiões Montanhosas da Madeira sob aviso laranja, com o restante território do arquipélago em aviso amarelo.

A previsão da temperatura máxima é de 27ºC para a ilha da Madeira e de 24ºC para Porto Santo.

As mínimas devem oscilar entre 16ºC e 25ºC no Continente, 18ºC e 20ºC na Madeira, e 17ºC e 18ºC nos Açores.

Na escala de avisos do IPMA, que tem o vermelho como o mais grave, o laranja refere-se a uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”.

O amarelo avisa para uma “situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica”.

A previsão do IPMA para este sábado em Portugal Continental é de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo e vento a predominar do quadrante leste.

O IPMA prevê uma pequena descida da temperatura máxima na faixa costeira do Norte e Centro, e uma pequena subida nas regiões do interior.

Na Madeira, prevê-se céu geralmente pouco nublado, vento fraco a moderado e pequena subida de temperatura.

Já para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas. Poderão ocorrer aguaceiros fracos e pouco frequentes nas ilhas dos grupos Central (Graciosa, Faial, São Jorge, Terceira e Pico) e Oriental (São Miguel e Santa Maria).

O IPMA prevê ainda uma temperatura da água do mar de 19º na costa ocidental, 22º no Algarve e Madeira, e entre 20º e 23º nos Açores.

Sugerir correcção
Comentar