Incêndios nas localidades de Cercal e Carrazeda de Ansiães dominados

Mais de 1300 operacionais combatiam na noite de sexta-feira 18 incêndios activos por todo o país. Em Leiria, três bombeiros ficaram feridos na sequência do despiste de uma viatura.

Foto
Continuam activos incêndios na Guarda, Bragança, Aveiro e Santarém LUSA/MIGUEL PEREIRA DA SILVA

O incêndio que deflagrou na tarde de quinta-feira na localidade de Cercal, no concelho de Ourém, foi dominado pelas 02h deste sábado, disse à agência Lusa o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

Pelas 03h15, segundo o CDOS, encontravam-se no local 165 operacionais, apoiados por 54 viaturas.

O CDOS de Santarém informou também que um outro incêndio em Ourém, na localidade da Cumeada, continua activo, com 612 operacionais e 187 viaturas destacados no local. O alerta para este fogo foi dado às 16h37 de quinta-feira.

Por sua vez, o incêndio que deflagrou na tarde de quinta-feira numa zona florestal de Carrazeda de Ansiães foi dominado pelas 22h49 deste sábado, adiantou à agência Lusa o CDOS de Bragança.

De acordo com o CDOS de Bragança, as equipas de combate ao fogo vão se manter no terreno para realizar trabalhos de rescaldo. Pelas 23h21, segundo a Protecção Civil, encontravam-se 203 operacionais, apoiados por 68 viaturas, no local.

No ponto da situação que foi feito à Lusa, por volta das 17h30, pelo CDOS de Bragança, estavam envolvidos no terreno 256 operacionais, 80 viaturas e cinco meios aéreos.

Os meios aéreos são o principal apoio no combate, já que se trata de uma zona rochosa de difícil acesso, enquanto os restantes recursos estão, sobretudo, empenhados em controlar o fogo e proteger bens e pessoas, como indicou a fonte do CDOS, na ocasião. O incêndio teve início, na quinta-feira, na zona de Marzagão, dirigindo-se para o rio Douro.

Mais de 1300 operacionais combatiam na noite de sexta-feira 18 incêndios activos por todo o país, apoiados 405 viaturas e um meio aéreo. O incêndio de maiores dimensões era o que lavrava em Ourém desde a tarde de quinta-feira.

O segundo que mobilizou mais meios foi o que o deflagrou em Pombal (Leiria), com 239 operacionais e 68 viaturas.

Já o terceiro que mobilizou mais meios foi o que deflagrou na quinta-feira em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança.

Três bombeiros ficaram feridos, na sexta-feira, na sequência do despiste da viatura onde seguiam para combater um incêndio de Maceira, em Leiria, disse à agência Lusa o vereador Luís Lopes.

Mais de 70 concelhos de 11 distritos em perigo máximo

Mais de 70 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Vila Real, Bragança e Faro apresentavam esta sexta-feira um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural.

De acordo com a previsão do IPMA, o perigo de incêndio vai agravar em algumas regiões do continente pelo menos até terça-feira. O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Nos próximos dias, Portugal continental irá enfrentar uma situação de tempo quente persistente, que deverá dar origem a uma onda de calor em muitas áreas do território.

A previsão aponta para uma subida dos valores de temperatura, em especial da máxima, esperando-se valores acima de 35 graus Celsius na generalidade do território, podendo atingir valores superiores a 40 graus no interior, em especial na região sul e nos vales do Tejo e Douro.

Notícia actualizada às 08h39 com novas informações sobre os incêndios.

Sugerir correcção
Comentar