“Mataram o Zédu”: revolta em Luanda depois da morte do antigo Presidente

Vendedoras do mercado de São Paulo, no bairro do Sambizanga, saem à rua junto com outros populares para lamentar a morte do ex-Presidente angolano e gritar palavras de ordem contra João Lourenço, o seu sucessor.

Foto
Uma zungueira chora em Luanda a morte de José Eduardo dos Santos Ampe Rogério/LUSA

O outdoor de João Lourenço, em Luanda, a apregoar “paz e desenvolvimento” com vista às eleições angolanas de 24 de Agosto resistiu às pedras e ao garrafão de água (vazio) que alguns dos mais afoitos manifestantes lhe atiraram, antes de correrem rua fora não fosse o diabo (a polícia) tecê-las. O rosto impávido e sereno do Presidente de Angola no cartaz não sofreu nem um beliscão, mas aos seus ouvidos devem ter chegado os gritos da manifestação de algumas centenas de pessoas que se juntaram para lamentar a morte de José Eduardo dos Santos, esta sexta-feira, aos 79 anos, no bairro do Sambizanga, na capital de Angola.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 22 comentários