Concurso

O espaço visto daqui: estas são as imagens finalistas do Fotógrafo de Astronomia do Ano

Finalista da categoria "Aurorae" Shane Turgeon
Fotogaleria
Finalista da categoria "Aurorae" Shane Turgeon

Já são conhecidos os finalistas do concurso Fotógrafo de Astronomia do Ano 2022. A 19.ª edição do concurso do Observatório Real de Greenwich, que recebeu mais de três mil fotografias de candidatos amadores e profissionais de 70 países, conta com imagens do Sol, da lua, de cometas, planetas ou asteróides avistados de várias partes do mundo. 

São finalistas de nove categorias, mais duas especiais, e os vencedores serão anunciados no dia 15 de Setembro. O vencedor deverá receber um prémio de dez mil libras (cerca de 11 mil euros), e as fotografias vencedoras estarão em exposição no National Maritime Museum, em Londres. 

Os cenários das fotografias deste ano incluem galáxias a colidir, auroras boreais, a lua vista ao pormenor e um eclipse parcial visto a partir de Itália. "Um dos temas que os participantes deste ano captaram foi o impacto da poluição e poluição luminosa na fotografia de astronomia. Sean Goebel só foi capaz de captar a sua fotografia da lua alinhada com os edifícios de Los Angeles graças a uma tempestade que dispersou a poluição e permitiu uma vista limpa", lê-se em comunicado enviado pela organização do concurso. 

Além da exposição, deverá nascer deste concurso o livro Astronomy Photographer of the Year, Collection 11. O lançamento está marcado para 29 de Setembro e deverá reunir as fotografias finalistas desta edição, acompanhadas dos detalhes completos dos fotógrafos, do local e dos pormenores técnicos de cada imagem.

Finalista da categoria "Galaxies"
Finalista da categoria "Galaxies" Peter Ward
Finalista da categoria especial "The Annie Maunder Prize for Image Innovation"
Finalista da categoria especial "The Annie Maunder Prize for Image Innovation" Sergio Díaz Ruiz
Finalista da categoria especial "The Annie Maunder Prize for Image Innovation"
Finalista da categoria especial "The Annie Maunder Prize for Image Innovation" Lynda Laird
Finalista da categoria "Aurorae"
Finalista da categoria "Aurorae" Esa Pekka Isomursu