Sorteio dita Sp. Braga-Sporting a abrir o campeonato

O sorteio da I Liga 2022-23 determinou que o primeiro clássico da temporada acontecerá já em Agosto, envolvendo FC Porto e Sporting.

Foto
LUSA/MANUEL FERNANDO ARAUJO

Sporting de Braga e Sporting vão defrontar-se na 1.ª jornada da I Liga 2022-23. Este é o grande destaque do sorteio da primeira divisão, realizado nesta terça-feira na gala da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), no Porto, mas não é o único: haverá um clássico FC Porto-Sporting logo à jornada 3, já em Agosto.

Voltando à primeira ronda, Benfica e FC Porto vão arrancar em casa: os “encarnados” recebem o Arouca, os portistas vão abrir as portas do Dragão ao Marítimo.

Ao contrário do que dirá o Sporting, para o Benfica este foi, em tese, um sorteio suave para o arranque de Roger Schmidt. O primeiro jogo com uma equipa de objectivo europeu está reservado apenas para a jornada 8, frente ao V. Guimarães, e o primeiro clássico será à 10.ª ronda, com a visita ao FC Porto.

Deste sorteio sai ainda um detalhe interessante para um eventual “photo-finish” pelo título nacional: o derby Sporting-Benfica disputa-se na penúltima ronda, enquanto o FC Porto estará a receber o Famalicão.

A fechar o campeonato, a última jornada terá um Sporting-Arouca, um Santa Clara-Benfica e um V. Guimarães-FC Porto.

A aplicação da palavra “sorteio” para descrever o que se passou nesta terça-feira talvez possa roçar a hipérbole para os que acreditam que anexar-lhe a expressão “condicionante” lhe destrói o significado.

Em bom rigor, o sorteio não foi totalmente aleatório, já que havia um lote extenso de condicionantes em 11 das 34 jornadas - estamos a falar de cerca de um terço do campeonato sem direito a sorteio puro.

Muitas das limitações versavam sobre a protecção alargada às equipas que vão competir nas provas europeias, outras sobre as viagens às ilhas e outras ainda sobre a intenção de não sobrecarregar uma equipa com dois duelos consecutivos frente aos clubes mais fortes - FC Porto, Sporting, Benfica, Sp. Braga e V. Guimarães.

Entre as condicionantes mais significativas destacam-se a impossibilidade de equipas da mesma cidade jogarem em casa simultaneamente, de nenhuma equipa fazer viagens consecutivas às ilhas (Madeira e Açores), de os já referidos cinco principais clubes não poderem jogar entre si em duas jornadas seguidas, de nas jornadas 6, 9, 11, 21, 24, 28 e 32 não haver jogos entre equipas europeias e de haver, para Benfica, Gil Vicente e V. Guimarães, “benesses” nas primeiras quatro rondas - em virtude de estarem envolvidos nas qualificações europeias. Essas facilidades têm que ver com inexistência de viagens às ilhas e de jogos diante das cinco principais equipas.

Darwin, o melhor jogador

A gala organizada pela LPFP teve como principal polo de atracção o sorteio do campeonato nacional 2022-23, mas serviu também para distinguir Darwin Núñez, do Benfica, como melhor jogador do campeonato nacional. O avançado uruguaio bateu a concorrência de Vitinha, Luis Díaz, Otávio, Taremi, Sarabia, Ricardo Horta, Pedrinho, Samuel Lino e Frán Navarro. Na II Liga, o MVP foi Guga, médio do Rio Ave.

No capítulo da juventude foram Vitinha, na I Liga, e Henrique Araújo, na II, os premiados com a distinção de melhores jovens das competições profissionais. Neste capítulo, é curioso o detalhe de Darwin ter sido o melhor jogador, mas não ter sido o melhor jovem, apesar de ser elegível para essa categoria.

Confira aqui todos os prémios.

Sugerir correcção
Comentar