Ataque a centro comercial em Kremenchuk faz pelo menos dez mortos e 40 feridos

Mísseis russos atingiram um centro comercial em Kremenchuk, no centro da Ucrânia. Segundo autoridades locais, nove dos feridos estão em estado grave e o número de vítimas pode vir a aumentar.

,Guerra Russo-Ucraniana
Fotogaleria
Reuters/TELEGRAM/V_ZELENSKIY_OFFICIAL
,Rússia
Fotogaleria
Reuters/Governor of Poltava region Dmitr
guerra-ucrania,volodymyr-zelensky,conflito,mundo,russia,ucrania,
Fotogaleria
Reuters/STATE EMERGENCY SERVICE OF UKRAI

Um ataque com mísseis russos atingiu, na tarde desta segunda-feira, um centro comercial na cidade de Kremenchuk, no centro da Ucrânia, matando pelo menos dez pessoas e ferindo outras 40. A informação deste ataque foi divulgada pelo próprio Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o desfecho foi acompanhado por outros altos funcionários ucranianos.

As imagens divulgadas por Zelensky mostram o incêndio a alastrar-se pelo centro comercial, uma nuvem de fumo que cresce e cobre todo o local do ataque e os serviços de emergência nas proximidades prontos para intervir.

“Os ocupantes dispararam vários mísseis contra o centro comercial onde se encontravam mais de mil civis. O centro comercial está, neste momento, a arder, os socorristas estão a combater o fogo, e o número de vítimas é impossível de imaginar”, escreveu Zelensky na rede social Telegram, sublinhando que o espaço “não representava qualquer perigo para as forças russas, nem qualquer valor estratégico.”

“O centro comercial representava, apenas, uma tentativa das pessoas de viverem uma vida normal, e foi isso que enfureceu os ocupantes. A Rússia continua a colocar a sua impotência sobre os cidadãos comuns. É inútil esperar por humanidade da sua parte”, concluiu.

Também o assessor do Ministro da Administração Interna da Ucrânia, Anton Gerashchenko, tem vindo a partilhar vídeos e fotografias do local do bombardeamento que ilustram a destruição por ele causada. “A operação de resgate continua. Precisamos de armas para nos protegermos e de modernos sistemas de defesa aérea”, referiu Gerashchenko.

Imagens do interior do edifício também já foram partilhadas por Gerashchenko que acrescenta: “O prédio está em chamas. De acordo com testemunhas oculares ainda há muitas pessoas lá dentro.

Segundo o Presidente Volodymyr Zelensky não se sabe o número de vítimas que se pode esperar deste ataque desastroso, mas espera-se que venha a aumentar.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários