Castelo Branco tem apenas um obstetra. “Se nada for feito, não tenho dúvidas de que o sistema colapsa”

Presidente da Secção Centro da Ordem dos Médicos reuniu com directores dos serviços de ginecologia/obstetrícia de vários hospitais. Fala num esforço “brutal” para se garantirem escalas, que são muitas vezes asseguradas por prestadores de serviço.

Foto
Ministério da Saúde vai abrir 19 vagas com incentivos com o objectivo de contratar obstetras para as zonas com mais falta de médicos Nelson Garrido

É um “retrato de ruptura” que o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (OM) ouviu dos directores dos serviços de ginecologia/obstetrícia de vários hospitais da região, depois de uma reunião que se realizou esta terça-feira. Por exemplo, na Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco há apenas um médico e já tem 65 anos. O risco de fecho das várias urgências é permanente e só não aconteceu até agora porque as escalas têm sido garantidas com recurso a médicos prestadores de serviços.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários