“Transformar ilhas em casas”: Porto já candidatou Lomba ao IHRU. Há mais sete ilhas na calha

Autarquia vai agora negociar compra com proprietários das seis ilhas da Lomba. Projecto-piloto de 8,5 milhões será financiado pelo PRR. Reabilitar ilhas da cidade pode ser uma “ferramenta de coesão social”.

Foto
Ilha na Rua de São Victor também deverá ser reabilitado com dinheiro do PRR Paulo Pimenta

Cerca de 5% dos portuenses – 10 mil pessoas – vivem em ilhas. E a maioria desse edificado é propriedade privada. Esses dois “problemas” deixam o município de mãos quase atadas e colocam o ónus em proprietários que, muitas vezes, estão “tão descapitalizados como os inquilinos”. Juntando a esse cenário a existência de “rendas muito baixas” e a necessidade de “obras profundas” na maioria destas casas, Aitor Varea Oro vislumbra uma espécie de “tempestade perfeita”. Resolvê-la, disse na manhã desta quarta-feira o arquitecto que coordenou a actividade das ilhas no projecto AIIA - Abordagens Integradas para a Inclusão Activa, da Câmara do Porto, foi um dos objectivos desta iniciativa. Neste momento, há já vitórias a anunciar: na terça-feira, a autarquia entregou ao IHRU a candidatura que permitirá reabilitar um conjunto de ilhas na Lomba com dinheiro do Plano de Recuperação e Resiliência.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar