Duas galerias portuguesas participam na feira de arte contemporânea de Basileia

A Galeria Pedro Cera e a Cristina Guerra Contemporary Art, ambas de Lisboa, estão entre as cerca de 200 galerias dos cinco continentes que marcarão presença no evento.

Foto
A Art Basel é considerada a feira mais importante do mercado internacional de arte Arnd Wiegmann/Reuters

Duas galerias portuguesas, a Galeria Pedro Cera e a Cristina Guerra Contemporary Art, ambas de Lisboa, estão entre as cerca de 200, dos cinco continentes, que vão participar na Feira de Arte Contemporânea de Basileia, na Suíça, entre 16 e 19 de Junho, segundo a organização. A ArtBasel acolherá obras de cerca de quatro mil artistas, nas suas várias secções e eventos paralelos.

O mercado da arte, o metaverso e a arte computacional são alguns dos temas que estarão em destaque no certame que anualmente pretende tomar o pulso à arte contemporânea internacional.

A Galeria Pedro Cera representa, entre outros artistas, Ana Manso, Miguel Branco, Vítor Pomar, Gil Heitor Cortesão, Dora Longo Bahia, David Claerbout, Gilberto Zorio e Matt Keegan.

Por seu turno, a galeria Cristina Guerra Contemporay Art representa actualmente artistas como Ângela Ferreira, João Paulo Feliciano, João Maria Gusmão, João Pedro Vale + Nuno Alexandre Ferreira, Mariana Gomes, João Onofre, Matt Mulican e Sabine Horning, entre outros.

Além do programa geral, a feira Art Basel apresenta secções como a Unlimited, dedicada a projectos monumentais, que transcendem o formato habitual das obras, nomeadamente de artistas como Ignasi Aballí, Carl André ou Yael Bartana, e a Feature, com diálogos entre artistas dos séculos XX e XXI.

Foram ainda criadas as secções Statements para projectos a solo dedicados a artistas emergentes, como Brandon Ddife, Arria Dean e Mire Lee, e Edition, para galerias que apresentam edições especiais e trabalhos gráficos.

Parcours é uma secção que acolhe projectos específicos para certos espaços da cidade, e está ainda prevista a apresentação de projectos de arte pública durante o decorrer da feira.

Sugerir correcção
Comentar