Burlas, imitações e ilusão de escassez: as possíveis armadilhas da arte NFT

Em 2021, o mercado dos NFT movimentou mais de 38 mil milhões de euros, com marcas como a Dolce & Gabana e a Lamborghini a aderirem ao formato. Mas como qualquer área que atrai muito dinheiro, o mundo da criptoarte também está repleto de burlas e pessoas à procura de dinheiro fácil.

Foto
Em 2021, as blockchains para registar NFT acumularam o equivalente a 44 mil milhões de dólares via Getty Images

Em Paris, um cirurgião francês enfrenta uma acção judicial depois de tentar vender a radiografia de uma sobrevivente do ataque do Bataclan no começo do ano como um NFT, o processo que passa por registar bens (por norma, obras de arte) em bases de dados online e que pode valer milhões de euros. Como qualquer área que atrai muito dinheiro, o popular mundo dos NFT está rodeado de crimes, burlas e pessoas à procura de dinheiro fácil. O raio-X, que o cirurgião Emmanuel Masmejean não tinha autorização para divulgar, esteve à venda por mais de 2450 euros durante vários dias na plataforma de arte e “raridades digitais” OpenSea.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários