Volodimir Iermolenko: “Preocupa-me muito que o mundo possa mesmo esquecer esta guerra”

Filósofo e jornalista ucraniano receia que a menor atenção dada ao conflito possa permitir que a Rússia recupere forças e volte a atacar regiões mais ocidentais da Ucrânia. Iermolenko reflecte sobre a identidade ucraniana, que sai consolidada desta invasão, e garante que o povo ucraniano nunca irá permitir que Zelensky e o seu partido aproveitem a guerra para tentar consolidar o poder.

Foto
Volodimir Iermolenko Danil Pavlov/The Ukrainians

A viver em Kiev, onde ficou mesmo durante os primeiros momentos da guerra na Ucrânia, o filósofo e jornalista ucraniano Volodimir Iermolenko, editor-chefe do projecto UkraineWorld e editor da colecção de ensaios Ukraine in Histories and Stories, falou com o PÚBLICO sobre o impacto que a invasão russa teve na consolidação da identidade do povo ucraniano e reflectiu sobre a aproximação da Ucrânia à ideia europeia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.