Liga das Nações: Dinamarca dá volta à França, Países Baixos em alta na Bélgica

Croácia também foi surpreendida em casa, com a Áustria a impor-se por 0-3 no Grupo 1 da Liga A.

Foto
Cornelius entrou aos 60' e fez os dois golos da Dinamarca diante da França Reuters/CHRISTIAN HARTMANN

Foi um dia de resultados surpreendentes no topo da pirâmide da Liga das Nações, com os visitantes a saírem por cima. Em traços largos, a jornada pode resumir-se assim: a França perdeu em casa com a Dinamarca (1-2), a Bélgica foi arrasada pelos Países Baixos (1-4) e a Croácia batida sem contestação pela Áustria (0-3).

No Stade de France, em Saint-Denis, o momento mágico que valeu o golo inaugural acabou por ficar soterrado debaixo da reacção dinamarquesa. No Grupo 1 da Liga A, a França adiantou-se no marcador com um golo saído de um pontapé de baliza e que envolveu 11 passes e seis jogadores até terminar nas redes contrárias. O autor? O inevitável Karim Benzema, com um drible e uma finalização de classe pura numa grande área congestionada (51').

Nessa altura, ainda não estava em campo Andreas Cornelius. Lançado à hora de jogo, o avançado do Trabzonspor assinou o empate aos 68’, após excelente assistência de Hojberg, e concluiu a cambalhota no marcador aos 88’. No ataque à profundidade, parecia ter perdido ângulo de remate, mas finalizou de forma potente e colocada, surpreendendo Lloris.

A França, que não contou com o seleccionador Didier Deschamps no banco (por motivos pessoais), entrou com o pé esquerdo na Liga das Nações, mas a Bélgica conseguiu fazer ainda pior. Em Bruxelas, caiu com estrondo aos pés de uns Países Baixos que ainda não perderam desde que Louis Van Gaal tomou conta da equipa, já lá vão dez jogos.

O primeiro golo surgiu em cima do intervalo, por Bergwijn, mas os belgas não aprenderam a lição. No regresso ao relvado, a pressão neerlandesa no corredor central permitiu constantes recuperações de bola e Depay aproveitou para fazer o 0-2 (51'), antes de Dumfries emendar ao segundo poste um passe de Blind (62') e de Depay bisar, com uma finalização artística (66').

Com duas substituições de uma assentada, a Bélgica melhorou ligeiramente, mas o melhor que conseguiu foi reduzir a expressão do desaire, com um golo de Batshuayi, já no tempo de compensação.

Se os Países Baixos lideram agora, juntamente com a Polónia, o Grupo 4 da Liga A, no Grupo 1 a Áustria colou-se à Dinamarca. Tudo graças a uma exibição sólida e a um triunfo concludente em Osijek. A Croácia teve mais posse, mas o adversário foi mais objectivo e acertou por três vezes na baliza: Arnautovic (41'), Gregoritsch (54') e Sabitzer (57') arrumaram a questão.

Sugerir correcção
Comentar