PSuperior debate em Aveiro acesso dos licenciados ao mercado de trabalho

Representantes da Universidade de Aveiro e da Fundação José Neves, Daniel Bessa e Ricardo Luz reflectem sobre “A (in)felicidade de um diploma”.

Foto
Sessão das PSuperior Talks, no ISEG, em Lisboa Matilde Fieschi

O que espera os jovens licenciados das universidades portuguesas no momento em que batem à porta do mercado de trabalho? Depois de 2014, o risco de ficarem sem emprego foi-se reduzindo progressivamente. Em Setembro do ano passado voltou a aumentar ligeiramente, situando-se nos 5,3%. Alguns licenciados têm a oportunidade de escolher os seus empregos, principalmente os das áreas tecnológicas. Para outros, será mais difícil. Se dispor de uma licenciatura garante à partida mais empregabilidade e níveis de remuneração superior, a passagem pela universidade ou por um politécnico está longe de garantir estabilidade profissional aos alunos finalistas.

Por se tratar de um tema crucial para as universidades, para os estudantes e por ser um dos principais ângulos de intervenção da Fundação José Neves, o acesso dos licenciados ao mercado de trabalho será o tema da conferência do PSuperior que esta quarta-feira se organiza. Com a Universidade de Aveiro a servir de anfitrião e a Fundação José Neves a ser o parceiro da rede PSuperior escolhido para a reflexão, o debate, com o título “A (in)felicidade de um diploma” propõe perguntas críticas para os jovens licenciados como estas: estarei satisfeito com o que estudei? Terei vocação para colocar em prática o que aprendi?

Para lhes responder, estão convocados Hugo Figueiredo, professor na Universidade de Aveiro, Wilson Carmo, presidente da associação de estudantes, Daniel Bessa, académico, economista e ex-ministro da Economia, e Ricardo Luz, empreendedor, com anos de experiência nas áreas da inovação e das startup’s. A moderação estará a cargo de David Pontes, director adjunto do PÚBLICO. O debate será transmitido pelo canal Ao Vivo, do PÚBLICO, e pelas redes sociais.

O PSuperior é um projecto de literacia mediática que o PÚBLICO e uma rede de parceiros (Fidelidade, Porto Editora, Mediabrands, NTT Data, Fuel, Google, Fundação José Neves e Bial) desenvolveram e que já vai na sua terceira edição. Para lá de garantir o acesso gratuito a todos os textos da edição digital através da entrega de assinaturas, o PSuperior pretende envolver os alunos finalistas nos grandes temas da actualidade, nos quais a imprensa na qualidade funciona como mediadora.

No terceiro ano da sua existência, o PSuperior já distribuiu mais de 20 mil assinaturas digitais gratuitas do PÚBLICO. Na última edição, as PSuperior Talks tiveram mais de 400 mil visualizações no site do jornal. A edição deste ano foi lançada em Dezembro numa cerimónia liderada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Sugerir correcção
Comentar