Sempre Acompanhados chega a Portugal para ajudar a combater a solidão dos idosos

O projecto já existe há oito anos em Espanha, mas vai agora ser alargado a Lisboa e ao Porto. Na capital, a execução vai estar a cargo do Centro Paroquial do Campo Grande.

Foto
Um estudo realizado entre 2000 e 2019, publicado na revista British Medical Journal concluiu que, entre os maiores de 60 anos, a prevalência da solidão em Portugal é de 14,9% Unsplash/Elena Rabkina

A Fundação La Caixa vai trazer o projecto Sempre Acompanhados, criado em Espanha há mais de oito anos, às cidades de Lisboa e do Porto, com o objectivo de combater a solidão dos mais velhos. Este “é um programa que procura sensibilizar para o problema da solidão”, explicou ao PÚBLICO o director científico do projecto, João Oliveira Malva, acrescentando que pretende actuar nas fases mais precoces da solidão, para evitar que esta se agrave e leve a uma “deterioração física e cognitiva” dos mais velhos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar