Turismo: e se trocássemos a “ideia megalómana do luxo” pela “pequena escala”?

O turismo é uma fonte de riqueza. Mas para quem vai esse dinheiro? As populações locais são realmente beneficiadas? Investigadores vão debater num simpósio em Lamego como pode o turismo ser motor de desenvolvimento. Modelo actual é “altamente nocivo”, avisa investigador João Vaz Estevão.

Foto
Portugal usa e transforma o património para atrair turistas mas pouco fica para as populações locais Nelson Garrido

Portugal pode gabar-se de um palmarés recheado de prémios relacionados com o turismo. Mas para o investigador João Vaz Estevão há uma pergunta esquecida embrulhada neste aparente motivo de orgulho nacional: qual o impacto positivo que esse mesmo turismo gera para as populações locais? Os galardões amealhados, aponta, são todos “na perspectiva da procura” – centrados no visitante que adora o país, as suas praias e hotéis. “A gerir o turista somos muito bons, mas não vejo Portugal a ganhar muitos prémios naquilo que realmente interessa: estratégias regionais, locais e nacionais para que seja a população local a principal beneficiária do turismo”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários