Celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa

É fundamental continuar a celebrar este Dia Mundial, pela oportunidade que se nos apresenta para a inscrição da língua portuguesa e pelas reflexões em seu torno nas agendas globais – culturais e económicas, diplomáticas e académicas, e hoje de forma intensa também nas redes sociais – aí se evidenciando, de modo especial, todos os dados e todo o percurso feito.

O trabalho conjunto de Portugal e dos países da CPLP foi determinante para que a UNESCO decidisse, em 2019, que o dia 5 de maio ficasse consagrado mundialmente à Língua Portuguesa.

A institucionalização de um Dia comemorativo assume uma importância, tanto real como simbólica, para a promoção da causa do reconhecimento e da disseminação da nossa língua. Ao longo deste dia, em múltiplas organizações internacionais, em variados organismos regionais, nacionais e locais, em diversas entidades de natureza distinta espalhadas pelos quatro cantos do mundo, a língua portuguesa será evocada, entoada, cantada, dita. Serão destacadas as suas enormes virtualidades como ferramenta de comunicação que, como poucas, dá a volta ao mundo. Será ressaltada a plasticidade que permitiu que se espalhasse, que crescesse, e que se constituísse como elo entre povos. Será uma ocasião para recordar o intenso dinamismo e a variedade que caracteriza a língua portuguesa, e a importância cada vez maior que assume na sua expressão cultural.

Portugal dará o seu contributo para essa celebração institucional da língua portuguesa. Em mais de meia centena de países, as nossas representações diplomáticas e as redes de promoção da língua e da cultura portuguesas desenvolvem, nesta data, cerca de centena e meia de eventos e atividades. Em conferências, exposições, concertos e outros espetáculos de diferentes artes, na exibição de filmes e na apresentação de livros, a língua portuguesa estará no centro das celebrações.

É fundamental continuar a celebrar este Dia Mundial, pela oportunidade que se nos apresenta para a inscrição da língua portuguesa e pelas reflexões em seu torno nas agendas globais – culturais e económicas, diplomáticas e académicas, e hoje de forma intensa também nas redes sociais – aí se evidenciando, de modo especial, todos os dados e todo o percurso feito. Um percurso que demonstra a posição proeminente que a língua portuguesa já ocupa, à luz da sua pertinência estratégica na comparação com outras línguas.

A relevância do universo de falantes e a perspetiva e o impacto do seu crescimento; a presença em setores essenciais da atividade humana; a quantidade e a qualidade dos recursos estratégicos detidos pelos países nos quais se escora o seu potencial de internacionalização, bem como a presença em organizações internacionais, constituem alguns desses indicadores que, nesta data, se enfatizam com propriedade.

Com eles reforça-se a convicção de que falamos uma língua que não só está entre as mais faladas no globo e que é já a mais expressiva no hemisfério sul, como também aquela que apresenta índices muito fortes de crescimento (de modo particular, em África) nas próximas décadas. É a língua que apresenta um dos maiores crescimentos de utilização na Internet e que também é valorizada pela sua repartição geográfica.

Importa continuar a promover uma agenda estratégica para a língua portuguesa que nos comprometa com a aposta na produção de ciência, de inovação e de conhecimento em português; com a internacionalização da cultura e dos seus criadores; com o reforço da presença da língua portuguesa no sistema educativo de outros países; com o apoio à oferta graduada de estudos e formações em português em instituições de ensino superior estrangeiras; com a sua utilização como plataforma de comunicação para o entendimento empresarial; com a maior circulação da língua portuguesa em (ainda) mais organizações internacionais; com o reforço das parcerias e da cooperação com grandes eventos internacionais de promoção das línguas; com a associação da língua portuguesa a valores que consideramos essenciais à cidadania europeia e universal e ao desenvolvimento.

Uma agenda que partilhamos com os nossos parceiros naturais no âmbito da CPLP para a afirmação da língua portuguesa no mundo, uma língua que é de todos e a todos pertence. Uma língua cheia de mundo.

O autor escreve segundo o novo acordo ortográfico

Sugerir correcção
Ler 3 comentários