Quantas cidades cabem numa rua histórica do Porto?

Um geógrafo e um arquitecto revisitaram quase dois séculos de História a partir de uma rua do Porto – e explicam como pode a Mouzinho da Silveira ilustrar a condição urbana. Exposição Mouzinho: da Ribeira ao Aeroporto está na Casa do Infante até 11 de Setembro

Foto
Exposição sobre a rua Mouzinho da Silveira ADRIANO MIRANDA/PUBLICO?

Quando a “encomenda” do Museu da Cidade lhes chegou, sem espartilhos nem imposições, o geógrafo Álvaro Domingues e o arquitecto Ivo Poças Martins não hesitaram em “fugir a sete pés” da ideia de fazer uma exposição centrada na História. Da premissa de burilar um trabalho sobre a rua de Mouzinho da Silveira, no Porto, nasceu uma viagem entre o ano de 1872, quando a autarquia quis rasgar aquela artéria entre a Ribeira e São Bento, e o século XXI, percorrendo lugares, tempos, cidadãos e práticas urbanas e socioculturais. Como pode uma rua – ou um eixo – espelhar a condição urbana?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar