Desvendado um dos segredos das “cartas” que as nossas células recebem

Equipa portuguesa descreve como os exossomas escolhem as proteínas que levam de célula em célula pelo nosso corpo – e, mais do que isso, aumentam o potencial terapêutico destas pequenas vesículas.

Foto
Os exossomas podem, no futuro, corrigir "erros" a partir de dentro do nosso corpo

As células, os tecidos e órgãos do nosso corpo comunicam entre si de formas bastante distintas. Os exossomas são um dos meios para transportar mensagens como cartas pelo nosso corpo, permitindo essa comunicação entre células. Estas pequenas vesículas seleccionam as proteínas que levam de célula em célula, mas até agora não sabíamos como era feita essa selecção. Uma equipa da Universidade Nova de Lisboa descreveu, pela primeira vez, este mecanismo que os exossomas têm para escolher que proteína “capturam” para transportar para outra célula.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários