Aventuras de Michel, o Gigante na terra dos esquimós

É na Gronelândia que Tété-Michel Kpomassie, o primeiro africano a pisar o Ártico, quer terminar os dias. A escrever acerca da infância na floresta equatorial no Togo. Longe das árvores, na terra do gelo, continuará o seu manifesto de dedo apontado à grande mentira inventada pelo “homem branco”.

Foto
RG Rui Gaudencio - 25 Marco 2022 - PORTUGAL, Lisboa - Tete-Michel Kpomassie, escritor e expolrador do Tongo, autor do livro "O Africano na Gronelandia" Rui Gaudencio

Em 1967, com 26 anos, Tété-Michel Kmopassie assume uma missão pressentida depois de uma longa viagem. Natural do Togo, tinha passado um ano e meio na Gronelândia entre esquimós. Já ambientado ao clima extremo, à comida que no início lhe causara repulsa, decidiu regressar às origens. Seria o “contador” de uma terra glacial. Iria falar da sua experiência da mesma forma que ouvira outros antepassados falarem de experiências anteriores e, com isso, ajudar a enriquecer a história do colectivo a que pertencia e contribuir para manter viva, coesa pela partilha, a comunidade de onde saíra depois de ter sido mordido por uma píton. Essa tarefa de “contador” seria o seu modo de retribuir o que recebera e também de se redimir de uma fuga comandada tanto pelo medo — dos répteis — como pela curiosidade por um mundo distante, branco, sem floresta equatorial e por isso isento do perigo da possibilidade de repetição do trauma.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários