We Want Kennedy! We Want The Stones!

Nos anos 60 a paisagem mediática, até aí dominada por jornais e revistas, transitava para o mundo electrónico. A televisão tornava-se o predador. Regresso a dois documentos definidores do que nos passou a constituir: Primary e Gimme Shelter.

Foto
A still from the documentary film 'Gimme Shelter', showing audience members looking on as Hells Angels beat a fan with pool cues at the Altamont Free Concert, Altamont Speedway, California, 6th December 1969. The concert was headlined and organized by The Rolling Stones. The film was directed by Albert Maysles, David Maysles and Charlotte Zwerin. (Photo by Bill Owens/20th Century Fox/Hulton Archive/Getty Images) 20th Century Fox

Por estes dias, a guerra entra no nosso domicílio. É uma torrente de imagens que há muito nos cerca, imagens que já não precisamos de procurar. Com inúmeros canais televisivos de informação a produzirem uma cada vez maior percepção de desinformação, olhamos para essas imagens, para a sua montagem, como tendo conteúdo propagandístico que nos recorda o século XX e a tão longínqua quanto presente Guerra Fria. São, afinal, tantas imagens que apenas exponenciam a decifração da realidade como miragem. Os telejornais avisam-nos de que nos estão a ocultar as imagens mais perturbadoras. Mas duvidamos dessa ética e da eficácia dessas escolhas. Que tipo de empatia com os acontecimentos terríveis de uma guerra podemos esperar por parte de um espectador passivo que recebe estas imagens no prime time fatiadas entre soap operas, concursos de culinária ou de remodelação de casas ou uma série no streaming?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar