Três sismos inferiores a 3,0 na escala de Richter sentidos na ilha de São Jorge

Ao todo, foram registados na ilha açoriana dez sismos com intensidades entre 2,4 e 3,3 na escala de Richter, mas só três foram sentidos.

Foto
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica continua a avaliar a evolução da situação na ilha Manuel Roberto / Publico

Três sismos de intensidade inferior a 3,0 na escala de Richter foram sentidos este sábado na ilha de São Jorge, nos Açores, de um total de dez ocorridos durante esta tarde naquela ilha, segundo dados do CIVISA da região.

“De acordo com a informação disponível, até ao momento os sismos foram sentidos com intensidade máxima o III [escala de Mercalli modificada] nas freguesias de Manadas, Urzelina e Norte Grande [concelho de Velas] e nas freguesias de Ribeira Seca e Calheta [concelho de Calheta]”, lê-se num comunicado disponível no site do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica (CIVISA).

Segundo o CIVISA, que já tinha emitido um comunicado esta tarde, os sismos sentidos ocorreram às 17h19, 17h20 e 17h21 locais (mais uma hora em Lisboa).

O primeiro “teve magnitude 2,9 (na escala de Richter) e epicentro a cerca de dois quilómetros a oeste/sudoeste do Norte Grande”.

O segundo sismo, com a mesma magnitude, ocorreu a dois quilómetros a sudoeste do Norte Grande e o terceiro, com magnitude de 2,8, foi registado nesta mesma localização.

De acordo com o site do CIVISA, entre as 17h19 e as 18h41 locais ocorreram dez sismos na ilha de São Jorge, com intensidades entre 2,4 e 3,3 na escala de Richter.

“O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário”, lê-se na publicação da Protecção Civil.

Sugerir correcção
Comentar