Estado pagou mais de 28,3 milhões de euros em “subsídio covid”

É na saúde que se concentra o maior número de profissionais que já recebeu pelo menos uma vez o subsídio extraordinário de risco atribuído no âmbito do combate à pandemia: mais de 47 mil trabalhadores. Também na Defesa, Justiça e Administração Interna há profissionais abrangidos por este suplemento.

Foto
É na saúde que se concentra o maior número de profissionais que já recebeu pelo menos uma vez o subsídio Daniel Rocha

O Estado pagou até ao momento mais de 28,3 milhões de euros de subsídio extraordinário de risco atribuído no âmbito do combate à pandemia. Criado no Orçamento do Estado para 2021, é concedido aos profissionais que desempenham actos directos e maioritariamente relacionados com pessoas infectadas ou suspeitas de estarem infectadas pelo SARS-CoV-2. Segundo a portaria que define os critérios de atribuição, o subsídio é válido enquanto persistir a situação de pandemia “em período de emergência, calamidade ou contingência”. Portugal esteve nessa situação até 30 de Setembro de 2021 e, depois de um período de maior alívio, voltou a entrar em situação de calamidade entre 1 de Dezembro e 18 de Fevereiro deste ano.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar