Sismo de magnitude 7,3 no Japão. Foi emitido um alerta de tsunami

Um sismo abalou a costa nordeste do Japão esta quarta-feira. Cerca de dois milhões de casas ficaram sem electricidade durante sensivelmente uma hora. Não há registo de feridos graves.

destaque,mundo,japao,catastrofes-naturais,tsunamis,sismos,
Fotogaleria
Dois milhões de habitações ficaram temporariamente sem electricidade Reuters/ISSEI KATO
destaque,mundo,japao,catastrofes-naturais,tsunamis,sismos,
Fotogaleria
Foi sentido no Japão um sismo de 7,3 EPA/USGS HANDOUT

Um sismo de magnitude 7,3 foi sentido esta quarta-feira na costa nordeste do Japão, tendo sido emitido um alerta de tsunami, segundo a Reuters. Foram reportados alguns pequenos incêndios e houve pessoas que ficaram com ferimentos ligeiros devido a quedas ou embate de objectos, mas nenhum dos casos registado como grave.

A elevada intensidade do sismo fez tremer os edifícios e foram registadas falhas na energia eléctrica. Cerca de dois milhões de casas, das quais 700 mil na capital, ficaram sem electricidade durante sensivelmente uma hora. A Companhia de Energia Eléctrica de Tóquio está a verificar também o estado dos reactores na central de Fukushima, cidade esta que foi alvo de um acidente nuclear, em 2011, precisamente na sequência de um forte tremor de terra seguido de tsunami.

Embora o abalo tenha accionado um alarme de incêndio numa das turbinas da central Fukushima Daiishi, não foram registados quaisquer danos nos reactores, garantiram as autoridades.

Foi ainda lançado um alerta de tsunami na zona, prevendo-se ondas com um máximo de um metro de altura. Até agora só foram registadas pequenas ondas de 20 cm em algumas regiões.

O sismo, que aconteceu a uma profundidade de 60 quilómetros, foi classificado com 6+ na escala de intensidade sísmica japonesa (que vai de 0 a 7), significando isto que foi “demasiado forte para que as pessoas se conseguissem manter de pé”, de acordo com a emissora pública japonesa, NHK, citada pela Reuters. O primeiro-ministro, Fumio Kishida, disse que o Governo estava “a avaliar a extensão dos estragos provocados pelo tremor de terra”.

Já foram registados entretanto mais nove abalos, de menor escala, todos perto de Fukushima, de acordo com a Agência Metereológica do Japão.

Sugerir correcção
Comentar