“Adoro fazer isto”: a cerâmica portuguesa vista pelo documentário na RTP2

Terra: Histórias da Cerâmica é uma espécie de continuação das séries sobre a marcenaria e a joalharia portuguesas que o canal tem posto no ar.

Foto
Terra: Histórias da Cerâmica DR

Há qualquer coisa de irresistível no acto de moldar o barro — e a roda de oleiro é magnética, girando para formar um objecto humedecido e mole, mas firme ao mesmo tempo. É por isso que também foi “fácil e apetecível” filmar Terra: Histórias da Cerâmica, a nova série documental da RTP2 realizada por Sara Morais. “A cerâmica tem um lado de sensualidade, de ligação com a matéria”, constata a realizadora desta "road trip” pelas diversificadas e ricas práticas desta arte que pululam em Portugal. Começa-se pela roda, essencial para rolar estrada fora mas também para fazer olaria, e termina-se no quadrado, o azulejo a que é dedicado o oitavo e último episódio.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar