Padre antifascista Mário de Oliveira morreu hoje aos 84 anos

Mário de Oliveira, de 84 anos, antigo pároco em Macieira da Lixa, no concelho de Felgueiras, distrito do Porto, evidenciou-se na luta anticolonial e na resistência antifascista, tendo sido capelão das tropas portuguesas na Guiné-Bissau. Acusado de subversão, foi detido duas vezes no período anterior ao 25 de Abril, por assumir o combate ao regime.

Foto
Mário de Oliveira Manuel Roberto

O padre antifascista Mário de Oliveira, antigo pároco em Macieira da Lixa, Felgueiras, morreu esta quinta-feira, aos 84 anos, revelou a Associação Cultural e Recreativa “As Formigas da Macieira”, da qual foi mentor.

“Apesar das recentes melhoras, o pai do “Barracão de Cultura” [padre Mário de Oliveira] decidiu tornar-se luz e evoluiu para um nível cósmico mais elevado. Embora tristes alegremo-nos por termos convivido com o grande Mário Pais de Oliveira”, sublinhou a associação numa publicação na sua página na rede social Facebook.

Natural de Lourosa, em Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, o padre Mário de Oliveira, de 84 anos, antigo pároco em Macieira da Lixa, no concelho de Felgueiras, distrito do Porto, evidenciou-se na luta anticolonial e na resistência antifascista, tendo sido capelão das tropas portuguesas na Guiné-Bissau. Acusado de subversão, foi detido duas vezes no período anterior ao 25 de Abril, por assumir o combate ao regime.

Mário de Oliveira foi, há cerca de 40 anos, proibido de exercer o ofício pastoral pela hierarquia da Igreja Católica, sendo desde então padre sem serviço de sacerdócio. Foi, também, autor de vários livros polémicos, nomeadamente “Fátima Nunca Mais”, de 1999, que teve várias edições.

O religioso foi, ainda, o mentor da Associação Cultural e Recreativa “As Formigas da Macieira”, que dinamiza o denominado “Barracão de Cultura”, um espaço em Macieira da Lixa destinado a actividades culturais. Como jornalista, foi director do jornal “Fraternizar”, que ainda se publica.

De acordo com o Jornal de Notícias, Mário de Oliveira morreu no Hospital de Penafiel, onde estava internado desde o final de Janeiro devido a um acidente de viação.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários