A ausência de limites no “teatro do contraterrorismo” nos EUA do pós-11 de Setembro

Na Sombra do 11 de Setembro ou a história “inacreditável” de sete jovens de um bairro pobre que acabam acusados de terrorismo sem nunca terem ponderado um acto violento antes de se cruzarem com um informador do FBI.

Foto
“Queria contar esta história em tanto detalhe por ser realmente inacreditável", diz Dan Reed

“Narseal Baptiste entra numa loja de conveniência e começa a dizer disparates.” É este o início de uma história rocambolesca que vai envolver juramentos de lealdade à Al-Qaeda, acusações de terrorismo, três julgamentos, duas deportações para o Haiti e cinco condenações a penas entre os sete e os 13 anos e meio de cadeia. Este é o caso esquecido dos “Sete de Liberty City”, como ficaram conhecidos os jovens deste bairro negro e pobre de Miami presos em 2006. “Deixados sem controlo, estes terroristas locais podem vir a ser tão perigosos como a Al-Qaeda”, disse sobre eles o então attorney general (misto de ministro da Justiça e procurador-geral), Alberto Gonzales.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar