“A propaganda de guerra do Ocidente falhou”: Rússia retira algumas tropas da fronteira com a Ucrânia

Ministério da Defesa russo anuncia regresso de algumas unidades às bases militares de origem, mas há exercícios em curso que vão continuar. Ucrânia desconfia e mantém postura de alerta máximo, tal como a NATO.

Foto
Segundo a Interfax, as tropas russas adicionais estacionadas na Crimeia (aqui vistas numa imagem de satélite) estão a regressar à base MAXAR TECHNOLOGIES HANDOUT/EPA

A Federação Russa anunciou nesta terça-feira o regresso à base de algumas unidades militares estacionadas ao longo da fronteira com a Ucrânia, contrariando aparentemente a tese, defendida pela NATO e pelos Estados Unidos, de que a invasão do território ucraniano “está iminente”. Segundo o Ministério da Defesa russo, a retirada está relacionada com a conclusão de alguns exercícios na região, sendo que outras manobras militares, como a que está em curso na Bielorrússia, ainda vão continuar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 130 comentários