Mais de metade dos jovens já sofreu violência no namoro em contexto universitário

São as conclusões do Estudo Nacional da Violência no Namoro em Contexto Universitário da Associação Plano i.

Foto
Unsplash

Mais de metade dos participantes num estudo divulgado esta segunda-feira sobre violência no namoro em contexto universitário disse já ter sido sujeito a pelo menos um acto violento, quase em igual proporção de homens e mulheres.

O Estudo Nacional da Violência no Namoro em Contexto Universitário (2020/2021) é apresentado pelo UNI+, um programa promovido pela Associação Plano i, com financiamento comunitário e destinado a prevenir a violência no namoro no contexto universitário.

De acordo com os responsáveis pelo mesmo, “não é possível afirmar que a proporção da violência no namoro praticada por homens seja significativamente superior em comparação com a praticada por mulheres, porém a proporção da violência sofrida é superior nas mulheres comparativamente com os homens”.

Em comunicado, a direcção do programa UNI+ precisa que, dos que responderam ao estudo, 53,1% disseram que já tinham sido sujeitos a pelo menos um acto de violência, em concreto 53,2% das mulheres e 53,6% dos homens. Segundo os dados, 32,4% dos participantes já praticaram pelo menos um acto de violência no namoro, desdobrando-se em 32,2% das mulheres e 34,6% dos homens.

O estudo teve a participação de 1.322 pessoas, a maioria, 87,7%, do sexo feminino, com uma média de idades de 22 anos. Os dados foram recolhidos entre Janeiro de 2020 e Dezembro de 2021, o que, notam os responsáveis pelo trabalho, não implica que os casos de violência tenham ocorrido nesse período.

O estudo é apresentado esta segunda-feira numa sessão na qual será debatido tema da violência no namoro e serão apresentados os resultados de 2021 do Observatório da Violência no Namoro, uma iniciativa também do programa UNI+ e que é uma plataforma online de denúncia anónima e informal de casos de violência no namoro. O Observatório foi criado em Abril de 2017 e já recebeu 377 denúncias.

Sugerir correcção
Comentar