Covid-19. Governo reúne-se com especialistas no Infarmed na quarta-feira

Reunião surge depois da diminuição de novos casos de infecção em Portugal.

Foto
Governo vai reunir-se com especialistas no Infarmed esta quarta-feira LUSA/MANUEL DE ALMEIDA

O Governo vai reunir-se, na próxima quarta-feira, com especialistas, no Infarmed, para discutir um eventual alivio das medidas de combate à pandemia de covid-19. A reunião surge numa altura em que se verifica uma diminuição de novas infecções, que marca a fase descendente da pandemia em Portugal.

A possibilidade de uma mudança na estratégia de combate à pandemia de covid-19 já tinha sido avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, no início do mês. As pessoas infectadas mas sem sintomas da covid-19 podem vir a ser dispensadas de fazer isolamento, assim como o uso de máscara pode passar a ser obrigatório só em alturas de risco. “Há um movimento europeu, liderado pelo Centro Europeu de Controlo e Doenças, e nós estamos alinhados com esse centro”, disse a responsável.

De acordo com o que o PÚBLICO apurou, junto de fonte do Governo, está agendada uma reunião com especialistas, para a próxima quarta-feira, no Infarmed. A última reunião teve lugar no dia 5 de Janeiro.

Portugal baixou do nível crítico para a situação de alarme no indicador de avaliação da pandemia do Instituto Superior Técnico e da Ordem dos Médicos, o que significa um alívio da pressão sobre os serviços de saúde.

Segundo os últimos dados do Instituto Superior Técnico (IST), o indicador que avalia o risco da pandemia para os serviços de saúde está agora nos 79.59, já abaixo do limiar do nível de alerta estabelecido em 80 pontos.

Apesar de ainda se sentir um elevado número de infecções , de acordo com o relatório das Linhas Vermelhas, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa), a actividade pandémica em Portugal apresenta nesta altura uma “tendência decrescente” em todas as regiões. A incidência cumulativa a 14 dias diminuiu para 5648 casos por 100 mil habitantes. Isto depois de o pico neste indicador se ter verificado a 1 de Fevereiro, com 7205 casos por 100 mil habitantes. A descida foi sentida em todas as regiões, com a maior variação a sentir-se na região Norte (menos 26%).

Raquel Duarte, uma das especialistas que habitualmente está presente nas reuniões no Infarmed, disse, na passada semana, ao PÚBLICO que tem desenhado as bases dos planos de desconfinamento do Governo, afirmando que o país está pronto para “eliminar medidas com prudência”.

Passámos agora o pico da onda e é provável que assistamos à diminuição da incidência e a um período de acalmia. Devemos ajustar as medidas ao risco da infecção na comunidade e às consequências da doença. Estamos na fase de aliviar com prudência, passo a passo, vendo as consequências desse alívio e estando atentos a novas variantes, novas surtos, novos agravamentos. Estamos no caminho para aliviar medidas”, defendeu a pneumologista.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários