Onde PSD mais perdeu foi no coração do Alto Minho. Nem a casa de férias de Rio o ajudou

Valença e Ponte da Barca estão entre os quatro municípios do país onde a votação do PSD mais desceu em termos absolutos relativamente a 2019. Além da onda rosa a nível nacional, o abandono de um autarca para ocupar um lugar de deputado e as recentes eleições autárquicas ajudam a explicar o fenómeno

Foto
Rui Rio num comício em Viana do Castelo durante a campanha Adriano Miranda

As ruas da fortaleza secular de Valença estão quase desertas. O local é sobretudo visitado por galegos, que chegam do outro lado da fronteira à procura das lojas de têxteis-lar, uma referência do comércio tradicional na zona. No interior de uma dessas lojas, comerciante e cliente, que se percebe serem amigos pelo trato, discutem política, no rescaldo das eleições legislativas. Valença não é um concelho qualquer: é aquele onde o PSD mais desceu nas legislativas de dia 30.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários