Programa de meditações sonoras no MAAT tem início com Maxwell Sterling

Este sábado, no MAAT, em Lisboa, tem início um conjunto de três performances, na forma de meditações, que incluem leituras e música ao vivo. Maxwell Sterling, Michael Marder ou Joana Gama e Luís Fernandes são alguns dos nomes envolvidos.

Foto
Maxwell Sterling

O MAAT (museu de arte, arquitectura e tecnologia de Lisboa) vai apresentar, durante o mês de Fevereiro, o programa Meditações a 7,8 Hz, um conjunto de três performances sob a forma de meditações, dando corpo a uma ressonância entre a Terra e o ser humano. As três meditações, com curadoria da arquitecta e investigadora Mariana Pestana, incluem uma leitura e um concerto ao vivo, e utilizam metodologias diferentes – reorientação e posicionamento do corpo, da razão e da imaginação – com vista a conduzir a uma consciência de interdependência ecológica.

A primeira é já este sábado, entre as 19h e as 20h, por Michael Marder, professor de investigação da IKERBASQUE (Fundação Basca para a Ciência), com obra sobre os domínios da teoria ecológica, fenomenologia e pensamento político, e o compositor, produtor, músico e artista inglês Maxwell Sterling. A segunda sessão será a 12 de Fevereiro, com Federico Campagna (gravação) e o duo de piano e electrónica composto pelos portugueses Joana Gama e Luís Fernandes. Finalmente, a 19 de Fevereiro, entrarão em acção a curadora Sofia Lemos e a investigadora, artista e música Ece Canli, que nasceu e cresceu na Turquia e vive em Portugal.

Criado na sequência da crise afectiva motivada pelo isolamento social durante a pandemia global, o programa funciona como uma expedição filosófica no rescaldo dos crescentes sintomas sociais de desorientação, ansiedade e dúvida decorrentes da crise ecológica global, explorando modos de questionar esta e outras realidades possíveis.

O programa foi criado como complemento à exposição DIA, de Carsten Höller. Partindo da frequência 7,8 Hz, o programa oferece ao público uma série de composições textuais e sonoras terapêuticas para reflectir sobre coexistência terrestre e explorar outras formas de pensar o presente. As três meditações serão editadas num álbum co-produzido pelo MAAT e pela editora discográfica Holuzam, em Maio de 2022, para que possam ser escutadas em casa.

Sugerir correcção
Comentar