GNR detém nove pessoas por tráfico de droga, roubo e burlas em Viseu

Operação envolveu 70 militares e os detidos vão ser presentes a tribunal na quinta-feira.

Foto
A GNR investigou durante seis meses Rui Gaudencio

A GNR deteve esta quarta-feira nove pessoas – oito homens e uma mulher - pelos crimes de tráfico de estupefacientes, furto, roubo e burlas, nos concelhos de Lamego, Tarouca e Castro Daire. A operação envolveu 70 militares das valências territorial, investigação criminal, cinotécnica e ordem pública e os detidos vão ser presentes a tribunal na quinta-feira.

Em comunicado, o Comando Territorial de Viseu explica que os detidos, que têm idades entre os 26 e os 52 anos, já estavam a ser investigados há seis meses. Foi através deste trabalho que a GNR apurou que “o grupo efectuava um estudo prévio das vítimas, seguido de uma posterior abordagem no interior das suas residências, normalmente em locais isolados”.

“Foi possível apurar-se ainda que, através de ameaças e agressões, o grupo procedia ao roubo de dinheiro, cartões de crédito e de débito, bem como de bens de valor acrescido, nomeadamente ouro, jóias e relógios, sendo ainda suspeito da prática de cerca de 12 crimes, com agressões físicas contra quatro idosos”, explica a GNR no comunicado. “O grupo, já com antecedentes criminais em ilícitos desta natureza, estava a criar um sentimento de insegurança na população local”, acrescenta ainda.

“No seguimento da investigação foi dado cumprimento a nove mandados de detenção fora de flagrante delito e a 21 mandados de busca, 11 domiciliárias, seis em veículos e quatro em anexos, culminando com a detenção dos suspeitos e na apreensão e recuperação” de vários materiais. Nessa contabilidade estão duas pistolas 6,35 mm, um bastão artesanal, diversos artigos de roupa, 15 telemóveis, dois tablets, uma arma branca e cartões de crédito e de débito.

Sugerir correcção
Comentar