Judoca Catarina Costa conquista ouro no GP de Portugal

Primeira cabeça-de-série do Grande Prémio de Portugal teve prestação perfeita na categoria de -48kg.

Foto
Catarina Costa venceu a sul-coreana Hyekyeong Lee por "waza-ari" Gabriela Sabau

A judoca portuguesa Catarina Costa conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro na categoria de -48 kg no Grande Prémio de Portugal, ao vencer a sul-coreana Hyekyeong Lee, por “waza-ari”.

Catarina Costa, quinta classificada nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, teve uma prestação perfeita no primeiro dia do Grande Prémio, que Portugal recebe pela primeira vez, com quatro combates disputados.

A judoca de Coimbra, 12.ª do ranking mundial e primeira cabeça-de-série, venceu, sucessivamente, a uzbeque Khalimajon Kurbonov, a italiana Asia Avanzato, ambas por “ippon”, a francesa Melanie Vieu, por “waza-ari”, e a sul-coreana, na final.

Catarina Costa discutiu a decisão até ao prolongamento, período após os quatro minutos iniciais, e venceu com uma “varredura de pés”, aos 37 segundos do “golden score”, 4m37s totais de combate.

Por seu lado, Joana Diogo bateu a compatriota Maria Siderot no combate pela medalha de bronze na categoria de -52 kg. Joana Diogo, 67.ª do ranking mundial, garantiu o triunfo já no prolongamento com um “waza-ari” aos 1m07s, 5m07s totais de combate.

As portuguesas tinham afastado as duas principais favoritas na categoria, com Joana Diogo, que fez quatro combates, a derrotar a suíça Fabienne Kocher, primeira cabeça-de-série, e Siderot, que efetuou cinco combates, a bater a belga Amber Ryheul, segunda favorita.

Sugerir correcção
Comentar