O beijo dos outros ajuda os bebés a identificar quem tem relações próximas

Estudo publicado na Science mostra que um beijo ou outras formas de interacção que envolvam a partilha de saliva são um sinal claro para bebés e crianças muito jovens identificarem relações mais próximas.

Foto

Pode ser um beijo no rosto, pode ser o uso partilhado de talheres ou comida, um gesto rotineiro como limpar a baba de alguém com a mão nua ou, simplesmente, ver alguém meter o dedo na boca de outra pessoa. Confrontados com este tipo de interacção que envolve a partilha de saliva, as crianças conseguem, desde bastante jovens, identificar relações mais próximas quer sejam dentro da sua família ou fora. Atrás de uma série de experiências descritas num artigo publicado da Science, uma equipa de cientistas comprovou que esta capacidade para classificar as relações emerge cedo na vida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar