Fotografia

O Mais Comprido Museu do Mundo é uma exposição de 739 quilómetros sobre a Nacional 2

“A maior narrativa que conseguimos imaginar” é como pode ser descrita a Nacional 2. Para apresentar uma visão mais contemporânea da ideia de atravessar o território português, surgiu O Mais Comprido Museu do Mundo – uma exposição que pode ser visitada na galeria Antecâmara.

Álvaro Domingues
Fotogaleria
Álvaro Domingues

O Mais Comprido Museu do Mundo é uma exposição que dá espaço a uma nova forma de ver e pensar a Nacional 2. Mais do que uma estrada, refere Pedro Campos Costa, um dos responsáveis pelo projecto, é um “fio de Ariadne”, um caminho que permite, a quem o percorre, um exercício de introspecção.

A covid-19 fez disparar, significativamente, a popularidade da Estrada Nacional 2. Com os planos de férias a serem alterados, os portugueses viram aqui um caminho de fuga. De Chaves a Faro, a mais longa estrada portuguesa é, não só, um itinerário, como uma oportunidade de vida – “um fio condutor”, como justifica o arquitecto ao P3. E é isto que mostra a galeria Antecâmara, em Lisboa, na qual se encontram expostos, através de fotografias, os 739 quilómetros que ligam Portugal de Norte a Sul.

Com curadoria de Pedro Campos Costa e Eduardo Costa Pinto e o patrocínio da Presidência da República, O Mais Comprido Museu do Mundo é também um livro, que, devido à insuficiência de apoios, apenas tem um exemplar, que se encontra exposto na galeria. 

“Narrativa em abismo” é, tal como se pode ler no comunicado de imprensa, a expressão utilizada por Eduardo Costa Pinto para descrever o projecto como algo que foge à zona de conforto do público e, por sua vez, rompe qualquer expectativa. Pedro sublinha: É “a maior narrativa que conseguimos imaginar”.

Com fotografias de Álvaro Domingues, Duarte Belo, Valter Vinagre, Daniel Malhão, Nuno Cera e Paulo Catrica, O Mais Comprido Museu do Mundo pode ser visitada até 15 de Janeiro de 2022.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Álvaro Domingues
Duarte Belo
Duarte Belo
Daniel Malhão
Valter Vinagre
Valter Vinagre
Nuno Cera
Nuno Cera
Paulo Catrica
Paulo Catrica
Tiago Casanova
Tiago Casanova
Tiago Casanova