Os livros que vieram do Norte

A Noruega apostou, há décadas, numa política cultural sólida — nomeadamente na literatura. Assim, não é de admirar que pelo menos quatro dos “melhores livros” traduzidos e publicados em Portugal durante 2021 tenham vindo desse país nórdico.

Foto
Os gestos e os sentimentos, nos textos de Jon Fosse parecem encaixar nas paisagens agrestes que lhe servem de cenário Tom Kolstad

Num país com uma população que é metade da portuguesa, e com uma língua apenas falada pelos seus habitantes, a Noruega apostou, há décadas, numa política cultural sólida — nomeadamente na literatura, em que muitos escritores são subsidiados (independentemente do género literário e das vendas), parte das edições dos seus livros são comprados pelo Estado para que sejam distribuídos pela rede de bibliotecas públicas, e os apoios à divulgação internacional e às traduções não são despiciendos e são eficazes. Assim, não é de admirar que pelo menos quatro dos “melhores livros” traduzidos e publicados em Portugal durante 2021, tenham vindo desse país nórdico.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários