Um dia depois das eleições, China publica estratégia para aprofundar “democracia” adaptada a Hong Kong

Abstenção recorde na primeira votação só para “patriotas” chineses no território. Sem surpresas, candidatos favoráveis a Pequim são dominantes entre os eleitos para o Conselho Legislativo.

Foto
Alguns dos novos eleitos para o Conselho Legislativo Reuters/LAM YIK

Ainda se contavam os votos das eleições para o Conselho Legislativo de Hong Kong e o Governo chinês publicava um Livro Branco onde descreve como “brilhantes” as perspectivas para a democracia no território, agora que a China conseguiu “restabelecer a ordem” na antiga colónia britânica, graças à imposição da lei da segurança nacional, em 2020, e à nova reforma eleitoral – na primeira votação depois das mudanças, no domingo, a participação, de 30,2%, foi a mais baixa desde as primeiras eleições para este órgão, em 1991, seis anos antes da transferência para a China, em 1997.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários