Semana do Natal chuvosa começa com quatro distritos em alerta amarelo. Madeira sob aviso laranja

Madeira está este domingo sob aviso laranja devido à previsão de chuva e trovoada e quatro distritos do continente estão sob aviso amarelo pela aproximação de uma depressão.

Foto
ANDRE RODRIGUES

A alteração do estado do tempo prevista para a semana do Natal vai começar já este domingo, com a Madeira sob aviso laranja devido à previsão de chuva e trovoada a partir do final da tarde e quatro distritos do continente sob aviso amarelo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação meteorológica, a mudança do estado tempo em Portugal Continental vai acontecer a partir da tarde de domingo “devido à aproximação de uma depressão com expressão em altitude”.

No continente, os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Beja estão sob aviso amarelo devido a períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte e possivelmente acompanhados de trovoada a partir das 21h. Em Faro, há ainda a previsão de ondas de sueste que podem atingir os 2,5 metros de altura durante todo o dia.

A costa sul e a região montanhosa do arquipélago da Madeira estão este domingo sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e trovoada a partir do final da tarde. Na costa sul, o IPMA alerta para a possibilidade de períodos de chuva, por vezes forte, persistente e acompanhada de trovoada, entre as 18h e as 6h de segunda-feira.

De acordo com o aviso do IPMA, na região montanhosa da Madeira são também esperados períodos de chuva, por vezes forte, persistente e acompanhada de trovoada entre as 18h e as 3h.

O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro de avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Para Porto Santo foi emitido um alerta amarelo devido às mesmas condições atmosféricas, entre as 21h e as 6h de segunda-feira e a ilha da Madeira está também sob aviso amarelo em diferentes zonas, o que significa que a situação meteorológica representa risco para determinadas actividades.

Na costa norte, além da precipitação, o IPMA alerta para a agitação marítima, com ondas que podem chegar aos quatro metros de altura, tal como na costa sul, onde além da agitação marítima está previsto vento forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora.

Nas regiões montanhosas da Madeira o vento forte de sudoeste pode originar rajadas que podem atingir os 95 quilómetros por hora em vários períodos do dia.

Precipitação “por vezes forte” ao longo da semana e possibilidade de neve na Serra da Estrela

O IPMA antecipa que a alteração do estado do tempo na semana do Natal, caracterizada pela ocorrência de precipitação e com possibilidade de trovoada, vai ser sentida especialmente na terça-feira.

“A precipitação será por vezes forte em diversos períodos ao longo da semana, em especial terça-feira, dia 21, havendo neste momento uma probabilidade elevada também para os dias de consoada e de Natal”, pode ler-se no texto do IPMA.

Entre os dias 23 e 26 de Dezembro “existe a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela”, referiu ainda o documento.

Entre segunda-feira e o dia 26 de Dezembro, a temperatura do ar apresentará em geral valores amenos, um a três graus acima dos valores normais para a época do ano, com a temperatura máxima a variar entre 8 e 18 graus Celsius e a temperatura mínima a variar entre 6 e 16 graus.

A excepção será o interior Norte e Centro na segunda-feira, onde deverá variar entre 0 e 8 graus Celsius.

Sugerir correcção
Comentar