Um momento de publicação independente: Swallow the Universe

Fanzines, edições de autor, livros de artista — nesta rubrica queremos falar de publicação independente. João Caridade apresenta Swallow the Universe.

Foto

Apresenta-nos a tua publicação.
Swallow the Universe é uma viagem dentro de ti, é um “vá para fora cá dentro”, é movimento, fisicalidade, acção em forma de banda desenhada. Conceito, desenho e produção de João Caridade.

Quem são os autores?
João Caridade é um artista português residente no Reino Unido que se dedica ao desenho aplicado a bandas desenhadas, t-shirts e impressões gráficas. Além disso, tem um projetco de pintura de mural com Joana Batista chamado Tinta Fresca com trabalhos em Portugal e Reino Unido.

Do que quiseste falar?
A banda desenhada tem uma multitude de caracteres, lança-se como uma jornada pseudo-científica do processo de digestão, com entradas e ressonâncias, inspirada em ficção científica e com insinuações carnais. Por outro lado, procura explorar algumas das convenções das bandas desenhadas, por exemplo, a importância da onomatopeia, imagens como fio condutor da narrativa e um trabalho de qualidade gráfica sustentada da primeira à última página. A narrativa é intencionalmente solta, é uma questão aberta: quero que o leitor use a sua experiência e imaginação livremente.

Questões técnicas: quais os materiais usados, quantas páginas tem, qual a tiragem e que cores foram utilizadas?
A BD tem 24 páginas, desenho digital, capa a cores, conteúdo preto e branco e rosa. É uma auto-publicação, com uma tiragem consoante recepção do público.

Onde está à venda e qual o preço?
Swallow the Universe custa 6,5 euros e está à venda em caridade.co.uk, na Gosh Comics (Londres) e Tinta nos Nervos (Portugal).

Porquê fazer e lançar publicações hoje em dia?
As publicações contam histórias, o ser humano é feito de histórias, é importante agarrar em livros, cheirar e folhear as páginas, partilhar o seu conteúdo. Os livros são nossos amigos. Pessoalmente, bandas desenhadas são o media que faz mais sentido ler, uma fusão perfeita de palavras e imagens.

Recomenda-nos uma edição de autor recente lançada em Portugal.
Recomendo um livro da autoria de Isabel Baraona editado este ano chamado Procissão, um relato visual singular da condição humana.

Sugerir correcção
Comentar