Portugueses confinados na Áustria e na Eslováquia: “E se isto se torna rotina?”

Áustria e Eslováquia, países com baixas taxas de vacinação, estão entre os Estados-membros da União Europeia que na última semana regressaram ao confinamento. Portugueses a estudar ou a trabalhar nestes países falam de uma situação inevitável, mas temem que a população já não consiga lidar com mais medidas restritivas.

Foto
Juliana Garcês, Catarina Teles e Rodrigo Castro

“Aqui, quase ninguém usa máscara nos transportes públicos. Pelo que tenho visto, as pessoas não querem saber. Muitas delas nem sequer estão informadas...” O lamento é de Juliana Garcês, portuguesa para quem o confinamento voltou a ser uma realidade. A jovem de 21 anos, que se encontra matriculada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a licenciar-se em Bioquímica, está, desde a segunda quinzena de Setembro, a fazer Erasmus na Eslováquia, cujo Governo teve de decretar, na última quarta-feira, um novo confinamento geral.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 22 comentários