Celebrando a diversidade e a unidade mediterrânica face aos desafios em comum

Na encruzilhada de três continentes, a região euro-mediterrânica não tem homogeneidade política, nem económica ou social . Porém, quando se trata de questões globais como alterações climáticas ou apoio aos jovens, as diferenças são postas de lado para trabalhar em conjunto.

“Mosaico”, “futuro”, “luz”, “civilização”, “solidariedade”, “serenidade”… Estas foram algumas das palavras que artistas, decisores políticos, cientistas ou mulheres de negócios do Mediterrâneo usaram para descrever o nosso mar comum, na campanha do primeiro Dia do Mediterrâneo. Nos últimos meses, temos pedido aos cidadãos da região que descrevam o Mediterrâneo numa só palavra. Fiquei felizmente surpreendido por as respostas serem todas tão positivas e calorosas, em contraste com os ecos das manchetes que estamos acostumados a ler.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar