Algoritmo recria cores originais de três telas destruídas de Klimt

Encomendadas para decorar a Universidade de Viena, as pinturas Filosofia, Medicina e Jurisprudência, de quatro metros de altura, foram saqueadas pelos nazis, arderam em 1945, e delas só restavam fotos a preto e branco.

Foto
Imagem colorida de um detalhe de um dos quadros acabou por ser crucial para um laborioso trabalho de investigação montagem com base nos quadros de Klimt

Em 1894, o ministro da Educação austríaco encomendou a Gustav Klimt (1862-1918) e ao pintor e escultor Franz Matsch um conjunto de alegorias monumentais para decorar o tecto do salão de festas da Universidade de Viena. A Matsch coube executar a peça central e uma tela que representaria a religião, ao passo que Klimt ficou encarregado de criar três quadros de quatro metros de altura simbolizando, respectivamente, a filosofia, a medicina e a jurisprudência.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários