Sprint race e pole position para Valtteri Bottas no Brasil

Piloto da Mercedes foi o mais rápido de uma sessão em que Lewis Hamilton foi penalizado.

Foto
EPA/Antonio Lacerda

O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) conquistou neste sábado a 20.ª pole position da carreira ao vencer a sprint race do Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1 (a 19.ª corrida do calendário do Mundial), em que o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) foi penalizado.

Botas gastou 29m09,559s para cumprir os 100 quilómetros regulamentares (24 voltas), deixando na segunda posição o holandês Max Verstappen (Red Bull), a 1,170 segundos, com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) em terceiro, a 18,723 segundos.

Lewis Hamilton, que tinha sido o mais rápido em pista na sexta-feira, foi desclassificado da sessão de qualificação por uma infracção do DRS do seu monolugar (sistema que permite à asa traseira ficar totalmente na horizontal nas rectas, de forma a aumentar a velocidade de ponta) e foi relegado para a última posição da grelha desta corrida.

O piloto da Mercedes, contudo, ainda conseguiu recuperar até à quinta posição, terminando a 20,872 segundos de Bottas.

Para além de distribuir pontos pelos três primeiros classificados, a corrida deste sábado serviu, também, para definir a grelha de partida para a corrida principal, a disputar domingo.

Aí, Hamilton sairá do 10.º lugar, pois já tinha sofrido uma penalização de cinco lugares por ter trocado de motor no seu Mercedes.

Também Max Verstappen foi multado em 50 mil euros, mas por ter tocado no carro de Hamilton, na sexta-feira, após a sessão de qualificação, quando os monolugares se encontravam em situação de “parque fechado”.

Sugerir correcção
Comentar