Vídeos animados de um minuto para conhecer os 200 anos do Parlamento

Equipa de comunicação da Assembleia da República tem inovado na forma de mostrar a instituição ao público. Primeira série ilustra o período entre a revolução liberal e o ultimato britânico.

São 200 anos de história num minuto: a Assembleia da República lança nesta quinta-feira uma nova série de vídeos explicativos, intitulada “200 anos de Parlamento”, que entrecruzam a história do país com a história do Parlamento. São, para já, sete vídeos de animação de apenas um minuto, que começam nas invasões francesas e terminam no ultimato britânico de 1890.

Em que dia abriram as Cortes Constituintes? Qual era o seu objectivo? Que outras matérias legislaram? – são as primeiras perguntas para as quais se encontram respostas no primeiro vídeo da série “200 anos de Parlamento” disponível hoje no site da Assembleia da República.

A primeira referência é às invasões francesas, o consequente exílio de D. João VI no Brasil e a revolta liberal que se lhe seguiu, organizada no Porto, a 24 de Agosto de 1820. Fizeram-se as eleições para os deputados às Cortes Constituintes de 1821-22, que foram o primeiro Parlamento nacional, e que abriram a 26 de Janeiro de 1821. A sua tarefa era elaborar a Constituição – a primeira do reino –, que entrou em vigor no ano seguinte.

Mas a sua função legislativa não se ficou pelo texto base. Os deputados do novo regime liberal concentraram-se também nos direitos fundamentais e começaram a legislar sobre matérias com peso: a Inquisição foi abolida a 31 de Março de 1821, a primeira lei de imprensa foi aprovada a 12 de Julho do mesmo ano.

Nos vídeos, que serão lançados a um ritmo semanal, será contada a actividade e a história parlamentar – a evolução do Parlamento, as câmaras que teve, as constituições que aprovou – e a forma como ela influencia e é também influenciada pelos principais acontecimentos do país.

A primeira série de sete episódios concentra-se apenas no século XIX e aborda o período entre a revolução liberal e o ultimato britânico. A queda da Monarquia, a primeira República, o Estado Novo e o período democrático ficarão para futuras temporadas.

A equipa de comunicação da Assembleia da República tem apostado em conteúdos diferentes para fazer a divulgação da instituição e do trabalho parlamentar, numa política de aproximação aos cidadãos. Para além de ter trazido para a mensagem de Natal do ano passado o universo Star Wars numa abordagem mais informal, a equipa lançou, nos últimos anos, rubricas com vídeos explicativos sobre a história, a actividade e o património parlamentar, como é o caso do Parlamento em números, o Parlamentês breve, Longe da vista (sobre pequenas curiosidades do funcionamento da Assembleia), A lei num minuto, Parlamentês (sobre conceitos da actividade parlamentar), Há peças no Palácio (sobre o património artístico do edifício), Peço a Palavra (sobre citações de parlamentares).

Sugerir correcção
Comentar