Estará Portugal preparado para uma verdadeira regulação para o consumo recreativo de cannabis?

O que julgamos adequado é a adoção de uma regulação responsável, com vista a defender a saúde dos consumidores e a combater a criminalidade, para que o consumo migre do mercado ilícito para o mercado controlado.

Portugal foi pioneiro na descriminalização do consumo de drogas. Em 2002 surge a lei da descriminalização do consumo, a qual dita que a aquisição, posse e consumo de drogas deixa de ser considerado crime no nosso país. Não obstante, importa referir que com esta lei o consumo foi descriminalizado, mas não despenalizado, ou seja, consumir substâncias psicoativas ilícitas continua a ser um ato punível por lei. Contudo, deixou de ser um comportamento alvo de processo-crime, passando a constituir apenas uma contraordenação social.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários